terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma otima postagem do meu amigo Matheus Rocha sobre o novo projeto da ANTT em Pauta




Olá meus amigos da busologia ! Tudo bem ? Hoje venho com mais um post para vocês, e o assunto além de interessante, é sério !! Esta semana foi ao ar em vários canais de Tv e em mídia impressa sobre o ProPass Brasil, um novo projeto da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estará fazendo mudanças no sistema e distribuição do sistema de transporte rodoviário de passageiros no Brasil. Como vocês já devem ter percebido , gosto de colocar dados nos meus post´s para que vocês entendam bem o assunto o qual eu estou tratando.


Como foi dito pelo repórter do Jornal Nacional durante a matéria, As empresas que quiserem continuar no mercado, terão que comprovar que tem capacidade de prestar um bom serviço. Bom, a ANTT irá licitar mais de 90% do sistema rodoviário interestadual de transporte de passageiros, operados por Ônibus rodoviários.Na licitação, as empresas irão disputar os lotes que querem operar. Um dos responsáveis do projeto, afirmou em um jornal do canal NBR que as empresas pequenas e médias terão muita dificuldade em se adequar às novas regras, pois além de exigentes, exigem muitos investimentos, o que para estas é bem difícil .. Ou seja, estas empresas, é recomendável que elas façam partes de consórcios para assegurarem a participação na licitação. O Objetivo é melhorar e ampliar o atendimento , além de ajustar as tarifas de acordo com distância e tempo de viagem.


Para tal situação, a ANTT criou o Plano de Outorgas, um documento com todos os estudos realizado pela instituição que serão utilizados na definição de parâmetros operacionais e a rede de linhas que será licitada.O sistema deverá ser operado por 1.967 linhas que atenderão todas as regiões do país.Serão incorporados 703 atendimentos a cidades que não possuem ligações diretas regularizadas entre si.Com isso,mais 34 cidades passarão a integrar o quadro da rede de transporte interestadual. Estima-se que estas linhas de ônibus transportem 50,2 milhões de passageiros por ano.


Com o objetivo de adequar o número de empresas que atuam nas linhas , foi redefinida a quantidade de operadores por linha por base de critérios :


* Produtividade da linha medida em termos de passageiros e quilometragem;


*Número de viagens previstas para a linha por semana .


Também foi levado em conta os horários mais procurados ( de pico) para viagens :


Domingo (17:00 até 19:30)


Segunda e Terça (12:00 , 18:00, 19:30)


Quarta (09:00, 12:00,20:00)


Quinta (12:00, 14:00.20:00)


Sexta (17:00,18:00,20:00)


Sábado (12:00,18:00.19:30)


Com isso, a ANTT foi capaz de levantar a frota necessária para transportar a quantidade de passageiros prevista para o mês de maior movimento de cada linha. Após a licitação,a ANTT não permitirá a circulação de veículos com idade superior à 10 anos.


Na rede, há linhas mais atrativas e menos atrativas. Licitá-las isoladamente poderia causar desatendimento aos usuários caso não existissem empresas interessadas em operar. Para evitar isso, a ANTT optou por realizar a licitação das linhas em lotes reunidos em grupos.As 1.967 linhas foram agrupadas em 18 grupos.Estes grupos por sua vez, se subdividem, formando 60 lotes.


A ANTT também levantou dados sobre as linhas de todo o país. Seguem alguns deles :


Linhas com maior demanda - ESTADO DE SÃO PAULO


- SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO ( VIA DUQUE DE CAXIAS) - 831.876 Passageiros por ano


- SÃO PAULO X RIO DE JANEIRO ( VIA S.CAETANO DO SUL) 805.605 Passageiros por ano


- SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR X OURINHOS -SP - 756.223 Passageiros por ano


- SÃO PAULO X CURITIBA-PR - 673.012 Passageiros por ano.


- SÃO PAULO X BELO HORIZONTE - 443.961 Passageiros por ano.


Estados de maior movimentação de Passageiros com São Paulo :


- MINAS GERAIS - 8.812.623 Passageiros por ano


- PARANÁ - 5.274.704 Passageiros por ano


- RIO DE JANEIRO - 4.005.210 Passageiros por ano


- MATO GROSSO DO SUL- 1.384.989 Passageiros por ano


- BAHIA- 1.077.567 Passageiros por ano


Localidades com maior demanda- Estado de São Paulo :


- SÃO PAULO - 11.482.920 Passageiros por ano


- CAMPINAS- 1.284.341 Passageiros por ano


- OURINHOS - 929.618 Passageiros por ano


- RIBEIRÃO PRETO- 732.056 Passageiros por ano


- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 536.121 Passageiros por ano


Localidades com maior demanda - Estado do Rio de Janeiro:


- RIO DE JANEIRO - 6.306.600 Passageiros por ano


- BARRA MANSA - 541.720 Passageiros por ano


- BOM JESUS DO ITABAPOANA- 403.896 Passageiros por ano


- NITERÓI - 313.025 Passageiros por ano


- VOLTA REDONDA- 301.708 Passageiros por ano


Localidades com maior demanda - Estado do Amapá ( Região Norte):


- NÃO HÁ LINHAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAIS DE PASSAGEIROS NO AMAPÁ


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi pra descontrair, mas é verdade, acreditem ou não !


Além das outras regras que eu já citei, a idade média da frota não poderia superar 5 anos , e os veículos deverão ser adaptados com um sistema eletrônico que informe dados em tempo real sobre percurso, itinerário, possíveis atrasos, etc.. o que eu particularmente acho bem mais díficil de acontecer..


Seguem algumas linhas que serão licitadas e o número de seus respectivos grupos :


Linha : São Lourenço (MG) X Cruzeiro(SP) com seções em : Vidinha, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Pé do Morro, Passa Quatro , Pinheirinhos. GRUPO 14


Linha : Volta Redonda (RJ) X Aparecida (SP) com seções em : Cachoeira Paulista(SP),Resende(RJ),Itatiaia(RJ),Engenheiro Passos (RJ)-GRUPO 01


Linha : Itajubá (MG) X Aparecida (SP) com seções em : Lorena (SP), Delfim Moreira(MG)- GRUPO 16


Linha : Rio de Janeiro (RJ) X Campos do Jordão(SP) com seções em : Barra Mansa(RJ),Resende(RJ),Guaratinguetá(SP)-GRUPO 16


Linha : Brasília (DF) X Aparecida do Norte (SP) --- sem seções .GRUPO 11


Linha: Goiania (GO) X Taubaté (SP) - com seções em : São José dos Campos (SP) , Caldas Novas (GO)-GRUPO 11.


Bom gente, é isso !! O que significa é que se a ANTT seguir isso à risca, muitas empresas que hoje conhecemos vão perder muitas de suas linhas ... é triste e bom ao mesmo tempo.. Isso pode fazer , ou melhor, forçar com que elas melhorem o possível nas deficiências apresentadas..


Espero que tenham gostado do post de hoje ! Um grande abraço :D




fonte principal de informações : antt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário